sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Plano de aula- Geometria plana e espacial

Escola Municipal Hercília Tinoco Andrade
Professora – Joelma Santiago da Silva Galvão
Disciplina – Matemática
Turmas – 7ªs matutino e vespertino
PROJETO DESVENDADO A GEOMETRIA
ASSUNTO:
Geometria plana e espacial.
DISCIPLINA- Matemética,7ªsérie , 8º ano.
JUSTIFICATIVA:
É papel do educador contribuir para que seus alunos, despertem o desejo de aprender . E um trabalho mais dinâmico, atual e concreto como é a proposta deste, visa motivar os alunos a apresentarem de forma divertida, criativa, os conceitos estudados na geometria plana e espacial; ao mesmo tempo , ele também atende aos novos paradigmas da educação ao passo em que melhora a aprendizagem do aluno .

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver nos alunos o desejo de aprender, através da prática concreta, divertida e criativa, os conceitos estudados sobre a geometria espacial e plana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Assistir ao vídeo da TV Escola matemática nº 21, observando as características diferencias referentes a cada figura.
*Despertar o desejo da pesquisa em livros, internet, etc. , visando embasamento para execução do trabalho.
*Confeccionar peças com formato geométrico, identificando as características de cada uma.
*Dramatizar peça”O CILINDRO FEIO”, apresentando de forma lúdica o assunto.
* Desenvolver o espírito de trabalho em equipe, através do diálogo, participação, responsabilidade, para realização do trabalho.
* Apresentar relatório oral em sala de aula, juntamente com arquivo de fotos e vídeo, elaborado pelas turmas.
CARACTERÍSTICAS-ESTRATÉGIA DE TRABALHO
Público Alvo- Turmas da 7ªs dos turnos matutino e vespertino.
Trabalho- O trabalho inicia-se com a execução do vídeo da TV ESCOLA-“Matemática nº 21,Mão na forma”, para introduzir o conteúdo e despertar nos alunos a imaginação e criatividade , e também o desejo da pesquisa. Após o vídeo , será passado os informes a respeito do trabalho, divisão das equipes e escolha dos líderes das mesmas : Equipes de construção das peças, de dramatização, e de imprensa, responsável pelos arquivos de fotos e vídeos referente ao trabalho antes e durante a exposição e apresentação.Os alunos terão um prazo de 15 dias para a realização e apresentação do projeto.A exposição será no pátio da escola e as outras turmas serão convidadas para prestigiar a dramatização e depois passando pelos estandes tirar suas dúvidas com os executores das peças, aprendendo através da socialização do trabalho.Após a execução do vídeo e fotos será reservado um momento da aula para que as turmas envolvidas possam assistir o resultado final do trabalho , seja com o uso do DVD ou data show.
Recursos: Vídeo da TV ESCOLA, livros diversosde matemática,tesoura, papel, emborrachado, cola, pincéis atômicos,TV, DVD, computadores, internet,câmera fotográfica e filmadora, microfone,caixa de som.
AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados mediante os líderes das equipes que serão meus porta-vozes a respeito do trabalho realizado extra-classe e através do relatório oral que será feito na sala após a apresentação.Outro ferramenta de avaliação serão os arquivos de fotos e videos confeccionados.Portanto participação, responsabilidade, compromisso, espírito de solidariedade,cumprimento do prazo, demostrados antes, durante e após realização do trabalho serão importantes nessa avaliação.
REFERÊNCIA:
Dante,Luíz Roberto
Tudo é matemática: ensino fundamental;8º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário