segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Bullying- Quando o perigo mora ao lado

Quando o inimigo mora ao lado


"Gorda”, “Quatro-olhos”, “CDF”... Essas “gentilezas”, infelizmente comuns no cotidiano escolar, não são apenas uma falta de educação ou, ainda, uma brincadeirinha, como justificam alguns...

Essas práticas de humilhação, intimidação e agressão são bullying, uma forma de violência executada repetidamente em um relacionamento no qual há dois personagens centrais: o forte (que pode ser um indivíduo ou um grupo) e o fraco.

Oriundo do bullying, o cyberbullying nada mais é do que o bullying potencializado pelos recursos tecnológicos contemporâneos. Criam-se comunidades para “avacalhar” com um colega, um professor, um atendente de pátio. Há trocas de fotos e vídeos nos quais a vítima é colocada em situações humilhantes. Tudo isso via web e, às vezes, em tempo real.

A escola é um local comum de prática de bullying e cyberbullying e deve tratar o problema com todo o respeito e cuidado que merece. Além de todas as questões psicológicas que vão desde a baixa autoestima até casos de suicídio, existem as questões de ordem pedagógica e de evasão escolar. Afinal, que aluno, vítima de bullying, consegue aprender e deseja continuar na escola? Que professor deseja entrar em uma sala de aula onde os alunos criaram uma comunidade: “Eu odeio professor Fulano de tal”?

A melhor medida é a preventiva, com certeza. Informar, formar e melhorar.

Informar pais, professores e alunos sobre o bullying e cyberbullying, suas práticas e consequências, incluindo as legais.

Formar os grupos por meio de palestras, leituras e grupos de apoio.

Melhorar os relacionamentos, fazendo com que a sua comunidade escolar, em especial os alunos, entendam que devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados.

A ONG Diga não ao bullying (http://www.diganaoaobullying.com.br) disponibiliza material gratuitamente, inclusive palestras e cursos.

Faça a sua parte, diga não ao bullying você também!
Por Danielle Lourenço
15/06/2010

http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/leitura.html?newsID=a1aee5317be14a88a3e00176179099b9

Nenhum comentário:

Postar um comentário